Helvetia é uma colônia fundada por imigrantes suíços em 14 de abril de 1888. Esses fundadores chegaram ao Brasil em 1854 e nos primeiros anos de 1880, num total aproximado de 500 pessoas. Vieram para trabalhar nas fazendas de café da região de Jundiaí e Campinas.

A fundação se deu com a compra do sítio Capivari-Mirim por parte das famílias Ambiel, Amstalden, Bannwart e Wolf. O sítio possuía 463 alqueires e a população inicial era de 34 pessoas.

Pesquisa realizada por ocasião do centenário da fundação revela que a descendência das famílias que aqui se estabeleceram passa por cinco gerações. As duas primeiras gerações viveram da agricultura. As seguintes, das mais diversificadas atividades.

Metade dos descendentes reside nas cidades de Indaiatuba e Campinas e tem ligações mais ou menos frequentes com a colônia. Os demais se distribuem por diversas localidades diferentes do Estado, do país e do Exterior.
A comunidade se divide se estrutura em torno de três instituições ou Sociedades: a Escola, a Igreja e o Tiro ao Alvo, todas centenárias.

Os Helvetianos têm particular respeito ao seu patrimônio histórico, cultural e religioso. Procuram preservá-lo e ampliá-lo com iniciativas como esta de que o prezado visitante está participando. Os atendentes dos eventos do buffet são membros da colônia, seu trabalho é voluntário e estes recebem uma ajuda de custo. Tem, porém, o privilégio do carinho e alegria”

TRADIÇÃO e CULTURA
ACOLHIMENTO e AMBIENTE FAMILIAR
CARINHO e DEDICAÇÃO

 
www.coloniahelvetia.org.br